Home     >     Conservatório Regional     >     Notícias / Eventos     >     Masterclass de Fagote ...
Eventos - Regional
Conservatório
Regional
2023-03-30
Masterclass de Fagote - Tiago Paraíso

Masterclass de Fagote - TIAGO PARAÍSO
29 de abril/23 - das 10h às 13h | das 14h30 às 17h30


O fagotista Tiago Filipe Santos Paraíso nasceu na cidade de Leiria. Aos oito anos de idade iniciou os seus estudos musicais na escola de artes S.A.M.P., nos Pousos, Leiria. Aos dezassete anos começou a estudar fagote na Escola Profissional de Artes de Beira Interior, Covilhã, na classe do professor João Brito. Passados três anos ingressou no Instituto Jean Piaget na classe do mesmo professor, mais tarde terminou a sua licenciatura na Universidade de Évora com o professor Eduardo Sirtori e no ano de 2017 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.
Participou em várias masterclasses, nomeadamente no International Music Festival and School, em Saarburg (Alemanha), e trabalhou com vários professores, tais como Hugues Kesteman, Pierre Olivier Martens, Rui Lopes, Afonso Venturieri, Gustavo Nunez e Eduardo Sirtori.
Colaborou com diversos ensembles profissionais e semiprofissionais, como a Orquestra de Sopros da União Europeia, com a qual realizou digressões em Itália e Luxemburgo, Orquestra Sinfónica Nacional do São Carlos, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Sinfonieta de Lisboa, colaborou também como chefe de naipe da Orquestra da Companhia de Ópera Portuguesa, Ensemble Moderno do Conservatório Nacional de Lisboa, Orquestra da Escola Profissional da Beira Interior, Orquestra do Instituto Piaget, Orquestra da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, com a Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa, a Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional de Lisboa e fez parte da Orquestra do musical Sweeney Todd. Como membro destes agrupamentos trabalhou repertório de alta qualidade e gravou alguns CDs e concertos para a rádio nacional RDP - Antena 2. Teve a oportunidade de trabalhar com vários Maestros dos quais se destacam: Cesário Costa, Rui Pinheiro, Vasco Pierce Azevedo, Alberto Roque, Roberto Peres, Marko Letonja, Jan Cober, Nikolay Lalov, Christopher Bochmann, Francesco Lentini, James Liu, João Paulo Santos, Rui Massena, Jean Sebastian Bérrou, Mitchell J. Fennell, Pedro Moreira, entre outros.
Já se apresentou a solo com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e com a Orquestra do Instituto Piaget.
Tiago Paraíso apresenta-se nos vários palcos portugueses, mas mais regularmente em Cascais, como membro da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e da Orquestra Sinfónica de Cascais.
Transmitir as suas experiências profissionais e artísticas para os mais jovens é muito importante para Tiago Paraíso. Foi professor de fagote do 1º Estágio de Banda Sinfónica da Beira Interior. Atualmente leciona fagote no Conservatório de Música de Cascais, Conservatório Regional de Palmela, Conservatório de Música D. Dinis, Academia de Música de Almada, Orquestra Geração e Conservatório de Artes Performativas de Almada.





pdf
Panfleto de Inscrição
Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui