Investigação

RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Disponível para consulta no seguinte endereço:
http://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/13154

 

Centro de Investigação e Dinamização do Conservatório Superior de Música de Gaia

1-      O Centro de Investigação e Dinamização do Conservatório Superior de Música de Gaia, adiante designado por CID-CSMG foi criado tendo em vista dois objetivos fundamentais:

a)  Dinamizar o potencial de realização artística e pedagógica do Conservatório Superior de Música de Gaia (CSMG), na prossecução destes objetivos o CID- CSMG tem a seu cargo a concepção e gestão de um programa de investigação e de atividades artísticas destinado a captar para o projeto do Conservatório Superior de Música de Gaia os interesses académicos e artísticos dos docentes.

b) Assegurar, com eficiência, a inserção ativa da escola no território que a acolhe. Em obediência a este princípio programático do CSMG, o CID-CSMG orientará, tanto quanto possível, todas as atividades de investigação e formação para o incremento da formação dos seus alunos e docentes e para a valorização do território onde se insere a Escola.

c)  A outra finalidade do CID-CSMG visa dar conta, uma vez por ano das realizações e projetos relevantes do Conservatório Superior de Música de Gaia, entre outros meios através da publicação do Relatório Anual de Atividades e da publicação de textos relevantes sobre as problemáticas Música/Sociedade e sobre a formação artística.

2-      Presidido e coordenado pelo Presidente da Fundação Conservatório Regional de Gaia ou em sua representação, alguém por si designado, o CID-CSMG tem os seguintes objetivos:

a) Estabelecer Protocolos de Cooperação com instituições afins (aproveitando as suas potencialidades);

b)  Coordenar e dinamizar projetos de investigação, integrando-os no Projeto global da Escola;

c)    Incentivar e propiciar a valorização académica do corpo docente;

d)  Promover a realização e participação em colóquios, conferências e ações de formação contínua e especializada de professores;

e)   Divulgar as atividades e produções mais relevantes da Escola e do seu corpo Docente. 

3-      Linhas de Investigação

De acordo com a alínea b) os princípios subjacentes à formação do CID-CSMG constituem o seu programa enquanto projeto de investigação e de formação avançada.

4-      Premissas

a)   A formação artística não é simples reprodução de saberes e práticas;

b)   A formação de artísticas implica empenhamento na renovação das condições teóricas e práticas que lhe estão na base.

c)    A formação do performer é também auto formação dos formadores.

As premissas anteriores exigem um projeto de Escola que articule a formação e a reflexão crítica sobre o papel social do performer e sobre as suas responsabilidades enquanto transmissor de valores estéticos.

Metodologicamente a formação do performer deve submeter-se a um princípio de dupla sustentação.

a)   A teoria deve sustentar-se na prática;

b)   A prática deve sustentar-se na teoria;

Neste sentido o CID-CSMG procurará, através da promoção de colóquios e seminários abordar temáticas teóricas relevantes para a formação e exercício da atividade artística.

Promoverá a realização de Masterclasses sobre temáticas técnicas e interpretativas com o objetivo de oferecer aos estudantes novas perspetivas e novos impulsos para o aprofundamento da sua formação.

Neste ponto o CID-CSMG procurará garantir a presença de individualidades do mundo da música tanto os que se distinguem pela sua reflexão teórica como aqueles que se afirmam como artistas – interpretes no panorama da vida musical.

Vila Nova de Gaia, 30 de setembro de 2015

O Diretor do Centro de Investigação e Dinamização

do Conservatório Superior de Música de Gaia

(Professor Doutor Mário Mateus)