01.
A Fundação
A missão da Fundação Conservatório de Gaia consiste no ensino específico da Música, da Iniciação Musical aos estudos musicais de nível superior.
Na base da nossa missão está a valorização da prática de ensino artístico como forma de, por um lado, combater o abandono escolar precoce, e, por outro, concorrer para a inclusão social de crianças e jovens com menores recursos. Sobretudo para estas, o ensino da música é concebido por nós como estratégia de valorização social, pelo esforço em prol da aquisição dos valores da disciplina, do trabalho, do esforço, da motivação, valores basilares da cidadania. A Fundação Conservatório Regional de Gaia é uma Instituição reconhecida pelo Ministério da Administração Interna.

Lei 24/2012
A Fundação torna público neste site, informações de natureza institucional a que fazem referência a alínea d) do n.º 1 do Artigo 9º da Lei-Quadro das fundações, lei n.º 24/2012 de 9 de julho, bem como as relativas às atividades realizadas.


"
Todo o Homem é um ser afetivo/emotivo
Todo o Homem é um ser criativo
Todo o Homem é um ser social
Todo o Homem é um ser aprendiz
02.
Filarmonia de Gaia
A Orquestra Filarmonia de Gaia é uma iniciativa da Fundação Conservatório Regional de Gaia inserida no quadro dos seus objetivos estatuários de “promoção e desenvolvimento da atividade cultural artística, nomeadamente através do ensino da música e de outras artes e da realização direta ou indireta de manifestações culturais e artísticas”. Pretende-se que a Filarmonia de Gaia seja mais um instrumento de irradiação cultural da Fundação em prol da cultura de Gaia, espaço de afirmação de jovens intérpretes e de inserção profissional. A presença na programação da orquestra de personalidades prestigiadas do mundo da música é uma das principais ambições que presidem ao lançamento da Filarmonia de Gaia. A Orquestra já foi dirigida pelos Maestros: Berislav Skenderovic (Croácia) David Rahn (Venezuela), Robert Gutter (EUA), Gustavo Petri (Brasil), German Cáceres (El Salvador), Sergio Pellegrini (Itália), Güven Yaslicam (Turquia), Ovidiu Marinescu (Roménia), Peter Tiboris (EUA), Reinhard Seehafer (Alemanha), Jesus Medina (México), Wiktor Bockman (Suíça) Jan Milosz Zarzycki (Polónia), Nino Lepore (Itália), Claudio Gallina (Itália).

É seu diretor titular o Maestro Mário Mateus.
Objetivo
Entendendo que a arte desempenha um papel vital na educação, a Fundação na sua ação educativa, procura refletir sobre isto; a arte é vista, sobretudo, como um processo de crescimento global do indivíduo.

Objetivo Geral: Consciencializar pais, alunos e comunidade, da importância da arte-educação no processo de desenvolvimento global do indivíduo e comprometê-lo na filosofia educacional da Fundação.


Objetivo
O Conservatório Superior de Música de Gaia é uma iniciativa da Fundação Conservatório Regional de Gaia inscrita no âmbito dos seus estatutos e pertencente ao plano de atividades aprovado pela sua administração com os objetivos de: dar continuidade a nova dimensão e estatuto à formação de nível superior no quadro do modelo consagrado no D.L 18881/30 e no âmbito de cursos de aperfeiçoamento promovidos pelo Conservatório Regional de Gaia; contribuir para minorar a carência em certas áreas, de profissionais devidamente habilitados para o exercício qualificado das respetivas atividades. O Conservatório Superior de Música de Gaia pretende potenciar toda a experiência acumulada, dando seguimento e aprofundando colaborações com escolas estrangeiras e Professores de prestígio, que vem realizando ao abrigo dos protocolos e intercâmbios já existentes.
Mais informações em breve
Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui